Apraxia de Fala

Você já deve ter ouvido falar neste nome : APRAXIA DE FALA

Talvez o médico de sua criança apresentou esta hipótese diagnóstica, ou você lendo em grupos de pais pensou que talvez sua criança poderia ter exatamente isso aí!!!

A Apraxia de Fala na Infância é causada pela dificuldade em programar comandos motores que ativam a musculatura da fala, na ausência de déficits neuromusculares. Pode co-ocorrer com o Autismo, a Síndrome de Down, com o TDL também, entre outros.

É um diagnóstico dado pelo profissional Fonoaudiólogo experiente, muitas vezes necessitando a tal da Terapia Diagnóstica para poder ser concluído!

  • Sua criança tem intenção de falar, mas não é compreendida?
  • Tem dificuldade em falar vogais?
  • Ela produz muitas pausas na frase, até mesmo entre sílabas da mesma palavra?
  • Produz a mesma palavra cada vez de uma maneira?
  • Consegue falar apenas poucos sons, que se repetem na tentativa de emitir diferentes palavras

Se responder SIM para estas perguntas, pode ser que sua criança apresente AFI (Apraxia de Fala na Infância), porém, lembre-se:

- NÃO é tão fácil assim fechar o diagnóstico e apenas deve ser feito por um Fonoaudiólogo que tenha experiência para tal!

Outras características não verbais podem estar presentes, como a dificuldade em praxias motoras finas e grossas, corporais e faciais.

Não demore para procurar um profissional adequado para já iniciar a terapia. Esta deve ser específica, abordando os aspectos motores da fala.

Se ainda sua criança não realizou avaliação audiológica, procure o médico para encaminhamento adequado - precisamos ter certeza que ela esteja ouvindo adequadamente os sons da fala.

E não tema em aceitar a indicação de seu terapeuta para iniciar a Comunicação Alternativa enquanto sua criança ainda não consegue se comunicar através da fala com as pessoas de seu contexto. Comunicar-se depende de uma pessoa que emite uma mensagem e de outra que a recebe.

Vamos dar este poder a nossas crianças! Seja através de troca de figuras ou utilizando aplicativos, e o Matraquinha é uma destas opções!!!

Utilizar estes meios não impedirá que a criança fale!

Até a próxima!

*Referências : www.asha.org e www.apraxiabrasil.org

Paloma Moreno

Fonoaudióloga (CRFA 2 - 15330)

Graduação em Fonoaudiologia na USP. Especialização em Psicomotricidade. Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva. Especialização em Análise do Comportamento pela UFSCAR. Formação do PECS e PROMPT.