Categorias
dicas de uso

Quais formas minha criança pode usar para se comunicar?

Se a sua criança apresenta atraso na fala, não importa qual seja a causa, ela pode (e deve) aprender outros meios para se comunicar até que aprenda a falar funcionalmente.

Primeiro deve ficar claro que não havendo impedimento físico ou neurológico, a FALA deve ser trabalhada pelo Fonoaudiólogo sempre! Mas até que a criança tenha sucesso através desta opção outros meios serão ensinados:

  • GESTOS – bebês a partir de 9 meses de idade já podem apontar indicando o que querem. Ensine sua criança a apontar, é um meio rápido com alto impacto para diminuir comportamentos inadequados com função comunicativa.
  • COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA – o Matraquinha ou outros métodos, como PECS, são utilizados pela criança para pedir exatamente o que querem, não ficando limitadas a apenas pedirem o que está presente no contexto atual. A noção do que realmente é a linguagem é aprendida por elas quando elas entendem que tais objetos existem, mesmo que não presentes no momento.

Tais meios serão mais rapidamente aprendidos em terapia fonoaudiológica com terapeutas experientes. Caso haja possibilidade é possível receber treino para aplicar em casa – leia mais no artigo TREINO PARENTAL – O que é isso?

Paloma Moreno
Fonoaudióloga (CRFA 2 – 15330)

Graduação em Fonoaudiologia na USP,
Especialização em Psicomotricidade,
Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva,
Especialização em Análise do Comportamento pela UFSCAR,
Formação do PECS e PROMPT.